A Calibração RBC de pipetas e dispensadores ajuda prevenir desperdícios e prejuízos em laboratórios de análises clínicas

É importante que gestores dos equipamentos saibam da relevância da Calibração RBC (para volumes e massa específica) especialmente no momento atual que estamos vivendo, pois ela pode ser uma aliada para manter a produtividade dos laboratórios de análises clínicas. São diversos os benefícios da calibração RBC, entre eles está a certificação de resultados confiáveis por meio de instrumentos de pipetagem bem aferidos. Isso previne desperdício de reagentes e amostras, evitando prejuízos desnecessários.

Desde 2018 o Laboratório de Calibração da Eppendorf do Brasil possui a acreditação RBC, Rede Brasileira de Calibração, cumprindo a Norma ISO 17025. Isso garante que todos os resultados de medições feitas pelo laboratório estão em conformidade com as melhores condições operacionais, normas metrológicas e exigências legais.

Para Antonio Matos, gerente da Assistência Técnica da Eppendorf, “a calibração RBC aliada a manutenção preventiva são peças chave para o prolongamento da vida útil dos instrumentos”.

O Laboratório de Calibração da Eppendorf possui um grande estoque de peças originais e ferramentas exclusivas para a realização de ajustes e manutenção preventiva dos instrumentos, o que possibilita um serviço rápido, de alta qualidade e confiabilidade. Além disso, é capaz de fazer a calibração de volumes a partir de 0,2uL. Poucos laboratórios do Brasil possuem essa capacidade técnica.

Continue lendo "A Calibração RBC de pipetas e dispensadores ajuda prevenir desperdícios"